“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Gala Placídia (388-450)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Gala Placídia numa moeda de ca. de 430.

"Após a morte de Constâncio (421) e Honório (423), o poder acabou nas mãos de Gala Placídia, mãe do menino-imperador, Valentiniano III (425-455). Quando esse menino de seis anos se tornou imperador do Ocidente, não podia mandar sozinho, e sua fascinante mãe tentou controlar a política da corte. Por bastante tempo, conseguiu pelo menos exercer influência muito intensa, e suas ligações sempre deleitaram modernos estudiosos da história antiga: era neta de Valentiniano I, filha de Teodósio, o Grande, meia-irmã do imperador Honório, esposa de Ataulfo e rainha dos visigodos, esposa do imperador romano Constâncio III, mãe do imperador Valentiniano III - e durante a mocidade foi efetivamente imperatriz de Roma, por direito próprio como Augusta oficial."

FERRILL, Arther. A Queda do Império Romano - A Explicação Militar. Tradução de Octavio Alves Velho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., p. 115.

1 comentários:

Unknown disse...

A elite do mundo romano dos séculos IV a VI abundam de mulheres poderosas que dariam muito melhor governantes que seus filhos e maridos. Começando a serie com Justina, mae de Valentiniano II até a Teodora , esposa de Justiniano. Placidia tinha uma rival no Leste, Pulqueria que ainda teve mais influencia no futuro do Mediterraneo. A vida de Placidia, muito mais famosa, teve muitos altos e baixos, num dos momentos mais baixos precisou da hospitalidade de Pulqueria. E sexo era apenas uma das armas no arsenal imenso destas Dominas. Ass: Klaus. O ícone é da conta de minha esposa no G mail klausprovenzano@hotmail.com

Enviar um comentário