“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Prêmio Clio 2017

quarta-feira, 8 de março de 2017

As medalhas dos campeões da edição do ano passado do Prêmio Clio.


I. Justificativa
"[Os estudos] podem ser dirigidos de tal maneira que propenderão ao fortalecimento e à formação do caráter. Quanto a nenhum outro estudo isto é mais verdade do que em relação ao de História." Educação, p. 238.

"A ciência dos homens no tempo", como Marc Bloch definiu a História, é fundamental para a formação cívica e humanística, bem como para a compreensão das profecias bíblicas e do mundo em que vivemos. Assim, incentivar o seu estudo, em total integração fé e ensino, fortalecerá a identidade da nossa instituição e ampliará o senso crítico, a capacidade reflexiva e o respeito ao patrimônio histórico e cultural.

II. Definição
O Prêmio Clio, já em sua terceira edição no Colégio Adventista de Vitória, premiará os dois alunos que mais se destacaram no aprendizado da disciplina de História.

III. As fases do concurso
A seleção do Prêmio Clio se dará em duas fases.

A primeira fase ocorrerá ao longo do primeiro semestre. Salvo em casos de desistência, todos os alunos dos sétimos, oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio estarão automaticamente inscritos. Ao final do segundo bimestre, os dois alunos com maior média parcial em História de cada uma dessas turmas estarão classificados para a fase seguinte.

A divulgação da lista dos classificados será feita no blog do professor, logo após o encerramento do segundo bimestre. No blog, todas as informações relativas ao certame deverão ser buscadas na categoria "Prêmio Clio", na lateral direita da página.

A segunda fase consistirá na aplicação de uma prova discursiva, baseada em bibliografia previamente indicada. A aplicação da prova se dará no início do terceiro bimestre, logo após o retorno do recesso de julho, em data ainda a ser divulgada no blog.
Em caso de empate, em qualquer uma das fases, a nota alcançada no primeiro bimestre na disciplina de História será utilizada como critério de desempate. Persistindo o empate, a nota do segundo bimestre definirá o classificado. Em ambos os casos, as notas obtidas na recuperação não serão consideradas.

Serão premiados:

    o aluno vencedor das turmas do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II; e

    o aluno vencedor das turmas do Ensino Médio.

IV. Eliminação
Serão eliminados do Prêmio Clio os candidatos
- que faltem ou se atrasem para a realização da prova de seleção (a mesma não terá 2ª chamada);
- que tenham perturbado seus concorrentes, buscado informações ou consultado materiais, ou ainda utilizado qualquer aparelho eletrônico durante a aplicação da prova de seleção;
- cujas provas estiverem sem identificação ou que não tenham sido respondidas a caneta esferográfica azul ou preta.

IV. Recursos
Todas as provas serão arquivadas após a correção. Poderão consultá-las apenas os candidatos que solicitarem a vista. Caso queira, o candidato poderá interpor recurso, no mesmo dia da vista da prova. A contestação, devidamente fundamentada, deverá ser enviada para o e-mail do professor (<rleiteixeira@gmail.com>). A resposta será encaminhada ao candidato em até 48 horas.

Os casos omissos deste edital serão decididos pelo professor, em conjunto com a coordenação pedagógica da instituição.

V. Premiação
Uma cesta de livros, para cada um dos dois vencedores, e um prêmio simbólico para os segundos colocados.

Os três primeiros colocados de cada segmento também receberão medalhas de honra ao mérito, a serem entregues, juntamente com a premiação, numa cerimônia especial da capela.
 
VI.  Bibliografia indicada para a prova da segunda fase[1]

Ensino Fundamental
7º ano:
WHITE, Ellen G. O Grande Conflito. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira [várias edições]. Apenas os capítulos 6 ("Dois heróis da Idade Média") , 7 ("A influência de um bom lar"), 8 ("O poder triunfante da verdade") e 9 ("A luz na Suíça").

8º ano:
SCHWARCZ, Lilia M. & SPACCA. As barbas do imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
SCHWARCZ, Lilia M. & SPACCA. D. João Carioca. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

9º ano:
MUNDY, Susi H. & SCHURCH, Maylan. Mil cairão ao teu lado. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2004.

Ensino Médio
1º ano:
SILVA, Rodrigo. Escavando a verdade. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2014.

2º ano:
MUNDY, Susi H. & SCHURCH, Maylan. Mil cairão ao teu lado. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2004.
WHITE, Ellen G. O Grande Conflito. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira [várias edições]. Apenas os capítulos 15 ("A Escritura Sagrada e a Revolução Francesa") e 16 ("O mais sagrado direito do homem").

3º ano:
GARSCHAGEN, Bruno. Pare de Acreditar no Governo - Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2015.
KULAKOV, Mikhail P. & SCHURCH, Maylan. Ainda que caiam os céus. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2010.



[1] Os livros que constam nesta bibliografia poderão ser tomados emprestados na biblioteca, adquiridos no SELS ou, ainda, diretamente com a Casa Publicadora Brasileira (http://www.cpb.com.br/). O livro O Grande Conflito pode ser acessado no seguinte site: <http://ellenwhite.cpb.com.br/>. Os artigos indicados estão disponíveis na internet. Em todo caso, é de inteira responsabilidade dos concorrentes reunir e estudar a bibliografia exigida para as suas respectivas provas.

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